Um caderno de leituras

"esguias Graças, Musas de mais magas tranças,
vinde, vinde agora"

Safo

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ANNE SEXTON


reprodução

Anne Sexton



O SOL

Tenho ouvido falar de peixes
que vieram acima pelo sol
e ficaram para sempre
ombro a ombro,
avenidas de peixes que nunca regressaram,
deles sugados
todos os pontos de orgulho e solidões.

Penso em moscas,
que das suas grutas torpes
saem ao terreiro.
Primeiro são transparentes.
Depois azuis com asas de cobre.
Rebrilham nas frontes dos homens.
Nem pássaro, nem acrobata,
hão-de mirrar como pequenos sapatos pretos.

Eu sou um ser idêntico,
doente do frio e do odor da casa,
dispo-me sob a lupa ardente.
A minha pele alisa-se como água do mar.
Ó olho amarelo,
deixa-me adoecer do teu calor,
deixa-me ser febril e carrancuda.

Toda me dou agora.
Sou a tua filha, a tua guloseima,
o teu padre, a tua boca, a tua ave,
e hei-de contar a todos histórias de ti
até posta de lado para sempre,
um magro pendão pardo.

Tradução de João Ferreira Duarte

Nenhum comentário: