Um caderno de leituras

"esguias Graças, Musas de mais magas tranças,
vinde, vinde agora"

Safo

quinta-feira, 5 de junho de 2008

SAN JUAN DE LA CRUZ

fonte: não citada San Juan de la Cruz

CÂNTICO ESPIRITUAL
(trechos)

Buscando meus amores
irei por esses montes e ribeiras;
nem colherei as flores
nem temerei as feras,
e passarei os fortes e fronteiras.

Então, por que chagado
tornaste um coração e o não curaste?
E, já que foi roubado,
por que assim deixaste
abandonado o roubo que roubaste?

Apaga meu queixume,
pois que ninguém consegue desfazê-lo,
e possa ver teu lume
o olhar que em ti se alumbra,
e apenas para ti quero volvê-lo.

Ó cristalina fonte,
se nesses teus semblantes prateados
formasses de repente
os olhos desejados
que tenho nas entranhas desenhados!

Quando tu me fitavas,
sua graça em mim teus olhos imprimiam;
por isso me adornavas
e nisso mereciam
meus olhos adorar o que em ti viam.

Unamo-nos, Amado,
para olharmos em tua formosura
os montes e o valado,
donde mana a água pura;
entremos mais a fundo na espessura.

Descobre tua presença,
mate-me tua visão e formosura;
não te esqueças que a doença
de amor jamais se cura
a não ser com a presença e com a figura.

2 comentários:

Maristela disse...

Que lindo espaço!
Amei as escolhas!

Marcilio Medeiros disse...

Oi, Mari,
obrigado pela visita e comentário.